Topo

Morre aos 67 anos Artyom Tarasov, primeiro milionário da era soviética

23/07/2017 11h24

Moscou, 23 jul (EFE).- O empresário Artyom Tarasov, considerado o primeiro milionário da era soviética, morreu aos 67 anos, informou neste domingo o opositor partido liberal russo Yabloko, do qual era militante.

Tarasov foi um os mais destacados participantes do movimento cooperativista que surgiu no final da década de 1980 sob o amparo das reformas empreendidas pelo então líder soviético, Mikhail Gorbachev.

A morte do empresário, cujas causas não foram informadas, aconteceu ontem e nesta segunda-feira serão anunciados o local e a data do seu funeral.

Tarasov ganhou fama em fevereiro de 1989, quando no mês anterior recebeu na cooperativa que dirigia a estratosférica quantia de 3 milhões de rublos (US$ 5 milhões no câmbio oficial da época) e pagou todos os impostos correspondentes.

Além disso, Tarasov, que era membro de Partido Comunista da União Soviética, pagou em conceito de cotação 90.000 rublos, 3% do seu investimento mensal, tal e como estipulavam os estatutos da legenda.

O surgimento do primeiro milionário soviético causou sensação no país, onde naquela época 300 ou 400 rublos eram considerados um muito bom salário mensal.

Em 1989, Tarasov foi eleito vice-presidente da União de Cooperativistas da União Soviética e, um ano mais tarde, deputado da República Socialista Federativa Soviética da Rússia.

Emigrou a Londres em 1991, ano da desintegração da URSS, e retornou à Rússia pós-soviética em 1993.

Logo após retornar a Moscou, apresentou a sua candidatura à Duma do Estado, o novo parlamento da Rússia, e ganhou uma cadeira por um distrito da capital russa.

Ao final da legislatura voltou a radicar-se em Londres, onde permaneceu até 2003.

Em seu retorno, Tarasov publicou um livro autobiográfico intitulado "Milionário: confissão do primeiro capitalista da nova Rússia".