Topo

Trump acusa republicanos de fazerem "muito pouco" para proteger o presidente

23/07/2017 18h59

Washington, 23 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou os republicanos do Congresso de fazerem "muito pouco" para protegê-lo e voltou a criticar a investigação sobre os supostos laços da sua campanha eleitoral com a Rússia.

"É muito triste que os republicanos, inclusive alguns que aproveitaram a minha ascensão para chegar onde estão, façam muito pouco para proteger o presidente", escreveu Trump na rede social Twitter.

Não está claro ao que Trump se referia, mas a mensagem chega poucos dias após os líderes republicanos no Congresso fracassarem na segunda tentativa de derrubar e substituir a reforma de saúde impulsionada pelo ex-presidente Barack Obama, conhecida popularmente como Obamacare.

Trump culpou por esse fracasso os democratas e "alguns republicanos" no Congresso. Os líderes conservadores planejam voltar a impulsionar nesta semana um plano para substituir o Obamacare, mas ainda não está claro o seu conteúdo.

O senador republicano John Thune disse neste domingo à emissora "Fox News" que haverá uma votação no Senado na terça-feira que servirá simplesmente para abrir o debate sobre a lei para que os legisladores possam apresentar emendas.

Após o fracasso da segunda tentativa dos republicanos, Trump afirmou que os integrantes do partido deveriam derrubar o Obamacare mesmo sem uma alternativa, mas a Casa Branca insistiu que prefere fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Trump também poderia ter se referido no tweet à investigação do FBI e de dois comitês do Congresso sobre os laços de sua campanha eleitoral com a Rússia, após ter mencionado esse tema em uma mensagem anterior.

"À medida que continua a falsa caça às bruxas russas, há dois grupos que riem de tudo isto, que é uma desculpa por terem perdido as eleições (de 2016), os democratas e os russos", tuitou Trump.