Topo

Trump ainda não tem certeza se Rússia interferiu nas eleições, diz assessor

23/07/2017 14h07

Washington, 23 jul (EFE).- O novo diretor de comunicação da Casa Branca, Anthony Scaramucci, disse neste domingo que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda não está convicto que a Rússia interferiu nas eleições do ano passado e se preocupa que a investigação sobre o assunto seja uma tentativa de "deslegitimar" sua vitória eleitoral.

Em entrevista à emissora "CNN", Scaramucci afirmou que "alguém" o disse que, se os russos tivessem interferido nas eleições presidenciais de 2016, "não teria havido nenhuma prova a respeito" porque eles são muito bons em ocultar laços com ciberataques.

Questionado pelo jornalista, Scaramucci reconheceu que foi o próprio Trump quem disse isso, embora a inteligência americana tenha concluído há meses que foi a Rússia que orquestrou os ataques contra o Partido Democrata em 2016.

"(Trump) me ligou ontem do avião presidencial e me disse, basicamente, que 'Talvez (os russos) tenham feito, talvez não tenham feito'", relatou Scaramucci, que foi nomeado como diretor de comunicação na última sexta-feira.

Segundo a Casa Branca, durante o encontro entre ambos em Hamburgo, no início de julho, Trump pressionou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre a possível ingerência russa nas eleições americanas do ano passado e o russo negou qualquer envolvimento.

Scaramucci disse que Trump se preocupava com "a posição da imprensa" sobre a suposta ingerência russa porque parece estar "sugerindo" que essa interferência vai "deslegitimar a vitória" do republicano sobre a candidata democrata, Hillary Clinton.

Em outra entrevista à "Fox News", Scaramucci opinou que "a situação russa está completamente superdimensionada" e que a Casa Branca quer "reduzir as tensões" a respeito.