Topo

Ataque em campo de deslocados deixa 3 mortos no norte da Nigéria

24/07/2017 08h23

Abuja, 24 jul (EFE).- Pelo menos três pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas em um duplo atentado suicida cometido por supostos membros do grupo terrorista Boko Haram em um campo de deslocados nos arredores de Maiduguri, no nordeste da Nigéria, informaram nesta segunda-feira os serviços de emergência.

Os dois terroristas detonaram seus coletes de explosivos ontem à noite após entrar em um dos assentamentos que acolhem pessoas que fugiram da violência da milícia radical islâmica.

O porta-voz da agência de gestão de emergências, Abdulkadir Ibrahim, assegurou que três civis morreram no ataque, além dos 15 feridos, e acrescentou que um terceiro terrorista suicida atacou outro acampamento da área, mas não causou vítimas mortais.

Maiduguri, capital do estado nortista de Borno, é alvo constante dos terroristas, que mantêm uma campanha de terror no país.

O último ataque jihadista ocorreu há uma semana, quando dez pessoas morreram em um atentado suicida em uma mesquita em Maiduguri.

O exército nigeriano conseguiu nos últimos meses recuperar boa parte do território conquistado pelo Boko Haram no nordeste do país, onde os jihadistas esperam estabelecer um estado regido pela lei islâmica.

Debilitado pelos avanços militares, o grupo recorre de forma crescente aos atentados suicidas contra civis.

Desde o início de sua campanha em 2009, o terrorismo do Boko Haram custou a vida de mais de 20.000 pessoas e obrigou mais de dois milhões a abandonar seus lares na região, segundo cifras de organizações humanitárias internacionais.