Topo

Atentado no leste do Paquistão deixa pelo menos 25 mortos e 40 feridos

24/07/2017 10h14

Islamabad, 24 jul (EFE).- Pelo menos 25 pessoas morreram, dez delas policiais, e 40 ficaram feridas em um ataque suicida nesta segunda-feira em Lahore, no leste do Paquistão, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O porta-voz da polícia de Lahore, Hamad Raza, indicou que o suicida detonou os explosivos que levava em uma área dessa cidade na qual se estava fazendo uma operação de demolição de moradias ilegais, razão pela qual havia forte presença policial.

"Aparentemente a polícia era o alvo do ataque ", afirmou Raza, que acrescentou que o suicida levava entre 10 e 12 quilos de explosivos e se deslocava em uma moto ou em um carro quando detonou os explosivos.

O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, condenou o atentado e urgiu que as autoridades proporcionem o melhor atendimento médico aos feridos.

Lahore foi palco de vários atentados nos últimos meses, o maior deles em março de 2016, quando um suicida acabou matou 73 pessoas e feriu 350 em um parque infantil.

O país asiático lançou uma operação nas zonas tribais em junho de 2014 na qual morreram 3.500 supostos terroristas, segundo dados do exército não verificados de forma independente.

Em fevereiro deste ano o exército iniciou um novo operativo antiterrorista após uma série de atentados e há uma semana iniciou uma nova ofensiva em zonas fronteiriças com o Afeganistão contra o Estado Islâmico.

Essas operações militares ajudaram a reduzir o terrorismo de forma substancial.