Topo

Dois dias após completar 69 anos, peixe-boi mais velho do mundo morre nos EUA

24/07/2017 13h37

Miami, 24 jul (EFE).- Snooty, o peixe-boi mais velho do mundo criado em cativeiro, morreu no último domingo, dois dias após completar 69 anos no aquário de Brandenton, em Tampa (Flórida), segundo informou a imprensa local.

O Parker Manatee Aquarium do Museu do Sul da Flórida informou pelo Facebook a morte de Snooty, que vivia nessa instituição desde 1949.

No dia anterior à morte, centenas de pessoas, a maioria crianças, cantaram "Parabéns a Você" ao quase septuagenário mamífero marítimo e o viram comer uma torta com as cores do arco íris, feita de frutas e verduras.

"As averiguações preliminares indicam que a morte de Snooty ocorreu devido a um acidente e estamos devastados por isso", disse Brynne Anne Besio, a diretora executiva do Museu do Sul da Flórida.

Besio anunciou que será feita uma "revisão completa das circunstâncias de sua morte" e que por esse motivo as instalações permanecerão fechadas nesta segunda-feira.

Segundo o comunicado do museu, Snooty foi encontrado morto em uma região à qual os animais do aquário não têm acesso e que é utilizada exclusivamente para o controle do sistema de manutenção. Aparentemente, uma barreira que impedia o acesso a essa aérea ficou solta e o peixe-boi conseguiu entrar.

Snooty nasceu em cativeiro em Miami, no 21 de julho de 1948, e no ano seguinte foi transferido ao aquário do Museu do Sul da Flórida, onde se tornou uma "estrela".

Algumas famílias já consideram uma tradição ir às festas de aniversário de Snooty. Os avós conheceram o peixe-boi quando eram crianças, levados pelos pais, e depois fizeram o mesmo com os filhos. E assim por diante.

Neste ano também marcaram presença na festa três peixes-boi resgatados pelos pesquisadores do aquário após terem sofrido acidentes com embarcações, uma das maiores ameaças para estes animais.

Snooty, que foi incluído na edição de 2017 do Guinness como o peixe-boi mais longevo conhecido, era totalmente dependente dos humanos, motivo pelo qual não poderia ser deixado livre. Na natureza, um peixe-boi vive aproximadamente 40 anos.

A população de peixes-boi da Flórida, que supera os seis mil exemplares atualmente, tem grandes chances de sobreviver por mais 100 anos, desde que os animais e o habitat continuem sendo protegidos, segundo um estudo do Relatório Geológico dos EUA e do Instituto de Pesquisa da Vida Selvagem e da Pesca da Flórida.