Topo

Peña Nieto mostra otimismo sobre relação com os EUA e renegociação do Nafta

24/07/2017 22h22

Cidade do México, 24 jul (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse nesta segunda-feira que está otimista sobre a relação do país com os Estados Unidos e sobre a renegociação do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

"Estamos trabalhando com o novo governo dos EUA, exigindo e buscando um respeito mútuo, para gerar confiança, mantendo um diálogo fluído que nos permita atender distintos assuntos que nos são comuns, como segurança, migração e tudo o que tem a ver com o comércio", indicou o presidente.

Ao visitar Mexicali, capital do estado de Baja Califórnia, para entregar obras de infraestrutura, Peña Nieto disse que ter boas perspectivas sobre a renegociação do Nafta, que começa em 16 de agosto com os EUA e o Canadá.

"Vamos no caminho de trabalhar no respeito mútuo, em um diálogo franco, aberto e sincero, sobretudo buscando benefícios compartilhados. Acredito que estaremos em condições de renegociar o acordo", afirmou.

Peña Nieto destacou, além disso, que a renegociação do acordo deve dar resultados favoráveis aos três países-membros do Nafta.

"Deve ser um acordo que beneficie os três países que integram o acordo. Efetivamente, há áreas de oportunidade que um acordo que tem mais de 20 anos não foram consideradas", indicou.

Ao ser negociado originalmente, indicou o presidente, o Nafta deixou de lado alguns setores que podem agora serem incorporados ao pacto por causa das mudanças da legislação mexicana.