Aviação da Síria bombardeia posições de jihadistas no nordeste do Líbano

Beirute, 25 jul (EFE).- A aviação da Síria bombardeou nesta terça-feira posições de jihadistas na região de Arsal, no nordeste do Líbano, onde o grupo xiita Hezbollah iniciou uma ofensiva, com apoio do exército sírio, em ambos os lados da fronteira para eliminar a presença de "terroristas", segundo a "NNA", a agência libanesa de notícias.

A fonte não deu mais detalhes sobre a ocorrência de vítimas e danos materiais nas diferentes áreas atacadas.

A emissora de televisão "Al Manar", ligada ao Hezbollah, afirmou que os milicianos retomaram outras áreas na região de Arsal, na fronteira com a Síria.

Além disso, o canal indicou que o Hezbollah recuperou a área de Wadi al Khail (Arsal), considerado o reduto do líder da Frente da Conquista do Levante (antigo braço da Al Qaeda na Síria) em Al Qalamoun (Síria), identificado como Malek al Talli.

Em um vídeo divulgado pela "Al Manar", foi mostrada a caverna onde Talli supostamente se escondia. Segundo a emissora, o líder jihadista fez a barba antes de fugir e pediu uma mediação com o objetivo de conservar sua vida e a de seus combatentes.

A Cruz Vermelha Libanesa, por sua vez, afirmou hoje que ajudou quatro mulheres e cinco crianças a irem de Wadi Hmayed (Arsal) para a localidade de Arsal, e transferiram uma das mulheres, que está grávida, para uma clínica da organização Médicos Sem Fronteiras.

O Hezbollah está progredindo na região controlada pela Frente da Conquista do Levante, mas ainda existe uma área muito ampla que está dominada pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) em ambos os lados da fronteira.

O grupo xiita, apoiado pelo governo sírio, anunciou na sexta-feira passada o início de uma ofensiva para "libertar" as montanhas de Arsal, no lado libanês da fronteira, e os montes de Al Qalamoun, na parte síria, da presença de "terroristas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos