Topo

Explosão de carro-bomba deixa 7 civis mortos no Egito

25/07/2017 09h44

Cairo, 25 jul (EFE).- Sete civis, entre eles duas crianças, morreram após a explosão de um carro-bomba que foi interceptado por militares egípcios em um posto de controle na península do Sinai, informou nesta terça-feira o porta-voz do exército, Tamer al Refai.

O veículo com explosivos tentou passar por um posto de controle militar no sul da cidade da Al Arish, na província egípcia do Sinai do Norte, onde atuam grupos jihadistas, mas foi contido por um tanque das Forças Armadas.

Em um comunicado, o porta-voz explicou que "o elemento takfiri (radical)" que conduzia o veículo pretendia "provocar o maior número de vítimas entre militares e civis" e foi obrigado a parar pelo tanque

Os mortos são "três homens, duas mulheres e duas crianças", cidadãos da província que se encontravam no local.

O porta-voz detalhou que um soldado avistou quatro "elementos takfiris com fuzis e metralhadoras automáticas que se preparavam para deixar o veículo".

No entanto, o carro explodiu após o tanque se chocar contra ele e a força da detonação indica que em seu interior havia cerca de 100 quilos de material altamente explosivo.

No último dia 7 de julho, pelo menos 26 militares egípcios morreram e outros 20 ficaram feridos em um ataque "terrorista" contra um posto de controle das tropas ao sul da cidade de Rafa, na mesma região.

Na província do Sinai do Norte opera braço egípcio do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), chamado Wilayat Sina, responsável pela maioria dos atentados ocorridos nos últimos anos no país, segundo informações da agência oficial de notícias, "MENA".

Os ataques se intensificaram contra as forças de segurança desde a queda do presidente islamita Mohamed Mursi, em julho de 2013.