Topo

Navio da marinha dos EUA faz disparos de advertência contra barco do Irã

25/07/2017 14h20

Washington, 25 jul (EFE).- Um navio da marinha dos Estados Unidos efetuou nesta terça-feira disparos de advertência contra um barco patrulheiro do Irã em águas do norte do Golfo Pérsico, informaram funcionários do Departamento de Defesa americano, citados por veículos de imprensa locais.

Segundo as fontes citadas, o navio iraniano, pertencente, aparentemente, à Guarda Revolucionária do país persa, se aproximou cerca de 140 metros do navio de patrulha americano USS Thunderbolt, que reagiu com os disparos de aviso.

Dois funcionários do Departamento de Defesa disseram à emissora "CNN" que o USS Thunderbolt, que fica na base americana no Bahrein e integra a 5ª Frota dos EUA, navegava em águas internacionais junto com três navios americanos: o cruzeiro de mísseis USS Vella Gulf e dois navios guarda-costas.

Os disparos foram efetuados porque o navio iraniano não respondeu a vários avisos, como mensagens por rádio e o uso de sinalizadores, e diante da possibilidade de uma colisão.

Navios militares de EUA e Irã protagonizaram incidentes navais em águas do Golfo Pérsico com certa frequência nos últimos anos.

Segundo a marinha dos EUA, um total de 35 episódios considerados "inseguros e/ou nada profissionais" aconteceram em 2016 com embarcações da República Islâmica, em comparação com os 23 registrados em 2015.

As forças iranianas consideram a presença de embarcações americanas no Golfo Pérsico como uma provocação e também acusaram a marinha do país norte-americano de comportamento "nada profissional".