Topo

Trump antecipa "grande e fascinante" acordo comercial com Reino Unido

25/07/2017 15h06

Washington, 25 jul (EFE).- O presidente americano, Donald Trump, declarou nesta terça-feira que o futuro acordo comercial entre os Estados Unidos e o Reino Unido pode ser "muito grande e fascinante", de acordo com o início das negociações em Washington.

Através do Twitter, Trump comentou que seu governo está "trabalhando em um grande acordo comercial com o Reino Unido", que gerará empregos nos EUA.

O ministro britânico de Comércio Internacional, Liam Fox, iniciou na segunda-feira em Washington uma visita de dois dias destinados a preparar o terreno para chegar a um futuro acordo comercial com os EUA após o Brexit, previsivelmente em 2019.

Fox se reuniu na segunda-feira com o representante de Comércio Exterior americano, Robert Lighthizer, como parte dos primeiros contatos entre ambas as partes para identificar áreas de interesse comum.

Em outro tweet, publicado na conta oficial como presidente dos EUA, Trump indicou na segunda-feira que essa reunião serviu para "começar um novo capítulo para um comércio mais forte" e acrescentou que a "relação especial" entre os dois países "vai ser ainda melhor".

Atualmente, o comércio bilateral beira os US$ 230 bilhões anuais e os EUA são o maior investidor estrangeiro no Reino Unido. Por outro lado, ao elogiar as negociações comerciais com o Reino Unido, Trump também aproveitou para atacar a União Europeia (UE), a qual acusou de adotar uma política "muito protecionista" em relação aos EUA.