Coreia do Norte ameaça EUA com ataque nuclear preventivo

Seul, 26 jul (EFE).- A Coreia do Norte ameaçou nesta quarta-feira realizar um ataque nuclear preventivo contra os Estados Unidos, se o país insistir em sua atual postura e em suas insinuações de que poderia realizar um ataque militar contra Pyongyang se o regime continuar desenvolvendo seus programas de armas.

A mensagem foi pronunciada pelo ministro do exército norte-coreano, Pak Yong-sik, durante uma reunião militar realizada em Pyongyang da qual informou hoje a agência estatal "KCNA".

"Se os nossos inimigos interpretam mal nossa situação estratégica e insistem que suas opções passam por realizar um ataque preventivo nuclear contra nós, lançaremos um ataque nuclear preventivo sobre o coração da América a título de implacável castigo e sem advertências ou notificações prévias", destacou Pak.

A reunião militar aconteceu como preparação aos atos que amanhã festejarão o 64º aniversário do fim da Guerra da Coreia (1950-1953).

A Coreia do Norte festeja esta data - que é feriado nacional no país - como "Dia da Vitória", apesar de ter sido um cessar-fogo o que pôs fim no conflito, ao qual o regime de Pyongyang chama de "A grande guerra de liberdade da mãe pátria".

As comemorações chegam em um momento em que se acredita que Pyongyang poderia planejar outro lançamento de mísseis em torno desta efeméride, depois que a emissora americana "CNN" informou do desdobramento de equipamentos perto da cidade de Kusong.

Nos arredores deste município situado no noroeste do país, o exército norte-coreano realizou seus lançamentos de mísseis mais importantes este ano.

O contínuo teste de armas do regime de Kim Jong-un aumentou a tensão na península e endureceu a retórica do governo do presidente dos EUA, Donald Trump.

Por sua parte, a Coreia do Sul fez na passada semana uma oferta de diálogo para aparar arestas, mas o Norte ainda não se pronunciou a respeito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos