Topo

EUA aumentam controle sobre aparelhos eletrônicos na bagagem de mão em voos

26/07/2017 14h42

Washington, 26 jul (EFE).- O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira um endurecimento dos requisitos que os passageiros devem cumprir para transportar na bagagem de mão aparelhos eletrônicos maiores que celulares, como laptops, tablets e câmeras, entre outros.

Os passageiros deverão colocar todos os todos os dispositivos maiores que um telefone em bandejas separadas para passarem por escâneres de segurança dos aeroportos, de maneira similar ao procedimento que é feito há anos com laptops.

A medida começará a ser implementada "nas próximas semanas e meses", informou em um comunicado a Direção de Segurança no Transporte (TSA), responsável pela segurança nos aeroportos.

O anúncio ocorre após os EUA proibirem em março os aparelhos eletrônicos na bagagem de mão em voos sem escalas procedentes de dez aeroportos em oito países de maioria muçulmana: Jordânia, Kuwait, Egito, Turquia, Arábia Saudita, Marrocos, Catar e Emirados Árabes Unidos.

Na semana passada, o governo americano anunciou o fim dessa medida e, ao mesmo tempo, informou um endurecimento na segurança em voos procedentes de 105 países.

A Casa Branca teve conversas com dirigentes da União Europeia (UE) para expandir o chamado "veto eletrônico" a aeroportos do continente, mas por enquanto não obteve sucesso.

Os EUA não confirmaram oficialmente, mas estas medidas tentam impedir a entrada de bombas nos aviões escondidas em equipamentos portáteis.

Em várias ocasiões, o secretário de Segurança Nacional, John Kelly, advertiu que grupos jihadistas como o Estado Islâmico (EI) desenharam bombas que se camuflam em dispositivos eletrônicos e que são capazes de passar pelos controles de segurança dos aeroportos. EFE

bpm/cs