Topo

Passagem estratégica na fronteira entre Síria e Turquia volta a operar

26/07/2017 12h00

Beirute, 26 jul (EFE).- A passagem fronteiriça de Bab al Haua, uma das principais entre a Síria e a Turquia, voltou a operar nesta quarta-feira após os combates da última semana entre facções islâmicas que provocaram seu fechamento, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG afirmou que, após a sua reabertura, vários caminhões com ajuda atravessaram o cruzamento, bem como outros veículos.

Na sexta-feira passada explodiram combates entre o Movimento Islâmico dos Livres de Sham e o Organismo de Liberdade do Levante - aliança da ex-filial síria da Al Qaeda - em Bab al Haua, situada no limite entre a província de Idlib e o território turco.

Os choques entre ambos grupos se expandiram durante os últimos dias por várias áreas de Idlib, controlada quase totalmente por organizações rebeldes e islâmicas.

As hostilidades se encerraram com um acordo entre ambas facções que estipulava um cessar-fogo, a libertação de prisioneiros e a saída de todos os combatentes de Bab al Haua, cujo controle devia ser assumido por uma administração civil.

Os enfrentamentos se desencadearam por uma disputa entre os também chamados Livres de Sham e a aliança da antiga filial da Al Qaeda sobre a bandeira que deve representar a oposição síria.