Topo

Pyongyang realiza ato militar entre especulações sobre outro teste de armas

26/07/2017 02h43

Seul, 26 jul (EFE).- A Coreia do Norte realizou uma cerimônia militar, em Pyongyang, em comemoração ao aniversário do fim da Guerra da Coreia e entre especulações sobre um possível novo lançamento de mísseis.

Oficiais da Armada, a Marinha, e as Forças Aéreas e Antiaéreas se reuniram na terça-feira, em Pyongyang, para a cerimônia prévia ao 64º aniversário do fim do conflito, informou nesta quarta a agência estatal "KCNA".

O considerado número 2 do regime, o vice-marechal do Exército Popular da Coreia, Hwang Pyong-so, fez um discurso durante o ato, em que chamou de "uma luta mais dinâmica para iluminar a história da grande vitória" do dia 27 de julho.

A Coreia do Norte festeja esta data - que é um feriado nacional no país - como "Dia da vitória" apesar de um cessar-fogo ter colocado um ponto final no conflito entre as duas Coreias, de 1950 a 1953, e que o regime de Pyongyang chama "A Grande Guerra de Libertação da Pátria".

O ato, realizado no Museu da Guerra Vitoriosa de Pyongyang, chega em um momento em que se acredita que a Coreia do Norte pode estar planejando outro lançamento de mísseis em torno deste evento marcado depois que a emissora americana "CNN" informasse do desdobramento de equipamentos perto da cidade de Kusong.

Nos arredores deste município localizado no noroeste do país, o exército norte-coreano realizou os seus lançamentos de mísseis mais importantes este ano.

De lá disparou os mísseis de médio alcance Pukguksong-2 e Hwasong-12, em abril e maio, respectivamente.

Além disso, também lançou do mesmo local, no dia 4 deste mês, o Hwasong-14, seu primeiro míssil balístico intercontinental (ICBM), aparentemente capaz de alcançar alguns pontos dos Estados Unidos.

Os seguidos testes de armas do regime de Kim Jong-un aumentaram a tensão na península, endurecido a retórica de Washington, onde o governo de Donald Trump acena com a possibilidade de realizar ataques preventivos contra a Coreia do Norte.