Topo

Novos confrontos na Esplanada das Mesquitas deixam 48 feridos

27/07/2017 13h19

Jerusalém, 27 jul (EFE).- Pelo menos 48 pessoas ficaram feridas nesta quinta-feira em novos distúrbios na Esplanada das Mesquitas de Jerusalém Otriental entre palestinos e forças de segurança israelenses quando milhares de muçulmanos chegavam para rezar após a suspensão das medidas especiais de segurança estabelecidas por Israel.

O Crescente Vermelho informou que 37 pessoas foram atendidas perto do Portão dos Leões (pelo qual se chega à Esplanada), e que outras dez ficaram feridas dentro do complexo, onde estão posicionados agentes das forças de segurança israelenses.

Do total de feridos, quatro foram levados a um hospital, segundo o serviço de emergências.

Além disso, um policial israelense ficou ferido ao receber uma pedrada, segundo um comunicado das forças de segurança.

Os manifestantes içaram bandeiras palestinas no alto da mesquita da Al Aqsa, dentro do recinto sagrado - o que não está permitido -, e elas foram retiradas pela polícia, segundo a porta-voz policial Luba Samri.

Depois que centenas de fiéis atenderam a um apelo das autoridades islâmicas para rezar no recinto, após 11 dias sem fazê-lo em protesto pela instalação das medidas especiais de segurança, dezenas deles exigiram a abertura de todas as entradas da Esplanada e ameaçaram não entrar quando viram fechado o acesso de Huta.

Neste acesso, muito próximo ao Portão dos Leões, estavam os polícias israelenses assassinados no ataque ocorrido no último dia 14 por três árabe-israelenses, os que motivou a instalação de medidas de segurança reforçada por parte de Israel, como detectores de metais.

A polícia informou que preparou reforços na área e os acessos para manter a segurança e a ordem.

"A polícia responderá com rigor a qualquer tentativa de incomodar civis e agentes", advertiu a porta-voz.