Trump condecora agentes que salvaram vida de congressista em tiroteio

Washington, 27 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, condecorou nesta quinta-feira com a Medalha de Valor no Serviço Público cinco policiais que salvaram a vida de cerca de 20 congressistas republicanos em um tiroteio ocorrido em junho em um campo de beisebol na Virgínia.

"Vamos prestar homenagem a verdadeiros heróis, cujos valentes esforços salvaram tantas vidas em Virgínia", disse Trump, em uma cerimônia realizada na Ala Leste da Casa Branca.

O congressista republicano Steve Scalise ficou gravemente ferido no ataque. Ele recebeu alta do hospital ontem, após passar mais de um mês internado e ter passado por várias operações. Trump definiu o parlamentar hoje como um "lutador".

O autor do tiroteio, um homem, de 66 anos, que tinha revelado nas redes sociais seu descontentamento com os republicanos, invadiu armado o campo de beisebol onde os republicanos treinavam para uma partida beneficente contra os democratas.

O homem, identificado como James T. Hodgkinson, foi morto pelos agentes condecorados hoje por Trump.

"O ataque de 14 de junho nos lembra que o mal segue entre nós, mas também que há heróis e que a nossa determinação contra os ataques é mais forte do que nunca", disse o presidente.

"Louvamos as forças de segurança dos EUA por ser firme, por fazer o trabalho duro. Quero agradecer às forças de aplicação da lei", completou Trump.

Participaram da cerimônia a maior parte dos congressistas que estavam no campo de beisebol na hora do tiroteio. Scalise foi representado pela esposa, Jennifer. Os médicos que atenderam o parlamentar republicano também foram convidados à Casa Branca.

Trump concedeu a Medalha de Valor no Serviço Público, a maior honra do país para agentes da ordem, a David Bailey e Crystal Griner, dois integrantes da Polícia do Capitólio que eram responsáveis pela segurança dos congressistas durante o treino e que ficaram feridos pelo atirador.

A mesma condecoração foi dada a três agentes da Polícia de Alexandria, que chegaram como reforços após ouvirem o tiroteio - Nicole Battaglia, Kevin Jobe e Alexander Jensen.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos