Vice-chanceler Vasily Nebenzya é nomeado embaixador da Rússia na ONU

Moscou, 27 jul (EFE).- O vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Vasily Nebenzya, foi nomeado nesta quinta-feira embaixador russo na ONU em substituição do falecido Vitali Churkin, informou o Kremlin.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou o decreto com a nomeação de Nebenzya como "representante permanente da Rússia perante as Nações Unidas em Nova York (Estados Unidos) e embaixador da Rússia no Conselho de Segurança da ONU", segundo o documento publicado no site da presidência russa.

A candidatura de Nebenzya, de 55 anos, foi aprovada previamente por comitês especializados de ambas câmaras do parlamento russo.

Diplomata de carreira, o novo representante russo nas Nações Unidas já atuou como ministro conselheiro dessa legação entre 1996 e 2000.

O seu antecessor no cargo, Vitaly Churkin, morreu repentinamente no último dia 20 de fevereiro em Nova York, um dia antes de completar 65 anos.

Churkin, transformado em um dos símbolos da diplomacia contemporânea russa, defendeu a linha de Moscou perante a ONU durante mais de uma década.

Após sua morte, o posto de representante da Rússia perante a ONU esteve ocupado temporalmente por Vladimir Safronkov.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos