Coreia do Norte lança míssil no Mar do Japão, segundo governo japonês

Tóquio, 28 jul (EFE).- A Coreia do Norte lançou nesta sexta-feira um novo míssil em direção ao Mar do Japão, informou o governo japonês, que acrescentou que, aparentemente, foi um projétil balístico.

O míssil, cujo tipo ainda não foi identificado, é o primeiro lançado pelo regime comunista norte-coreano desde o teste com um foguete intercontinental (ICBM) em 4 de julho, e caiu em águas da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Japão, conforme anunciou o Ministério de Defesa japonês.

O novo teste armamentista norte-coreano também foi detectado pela Coreia do Sul, o que levou o governo de Moon Jae-in a convocar uma reunião de emergência, segundo a agência "Yonhap".

O projétil foi lançado por volta de 23h40 (horário do Japão, 10h40 em Brasília) e voou durante 45 minutos antes de cair em águas da ZEE de Japão ao oeste da ilha setentrional de Hokkaido, sem que se tenha detectado danos relacionados com seu impacto, segundo disse o ministro porta-voz do Executivo, Yoshihide Suga, em coletiva de imprensa.

O governo japonês "continua recolhendo e analisando os dados disponíveis", e considera que o teste representa "uma clara e inaceitável violação das resoluções das Nações Unidas", afirmou Suga.

Tóquio, da mesma forma que Seul, convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional para avaliar a situação.

O teste aconteceu depois que Pyongyang celebrou ontem o fim da Guerra da Coreia (1950-1953), uma efeméride conhecida como o "Dia da Vitória" no país e durante a qual se especulou com a possibilidade que o regime de Kim Jong-un executasse um novo teste armamentista. EFE

ahg/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos