Topo

Jovem refugiado é resgatado de vagão-tanque com betume na Croácia

28/07/2017 09h28

Zagreb, 28 jul (EFE).- Bombeiros croatas salvaram ontem à noite um refugiado afegão de 15 anos que tinha se escondido em um vagão-tanque com betume, no qual cruzou ilegalmente a fronteira entre Sérvia e Croácia, informou nesta sexta-feira a imprensa da ex-república iugoslava.

Para libertá-lo, os bombeiros tiveram que cortar primeiro a parede do tanque com tesouras hidráulicas, para depois lutar durante toda a noite contra a massa pegajosa na qual o jovem estava envolvido e que estava se solidificando conforme a temperatura diminuía, relatou um dos bombeiros ao jornal "Jutarnji List".

"Foi horroroso. A massa era terrivelmente pegajosa e a situação só piorava porque (o betume) se solidificava na medida em que caía a noite e a temperatura baixava. (A massa) se transformou em uma espécie de armadura pegajosa em volta do corpo do menino", comentou Mario Paluh, comandante dos bombeiros de Kutina, localidade ao leste da capital Zagreb.

Após mais de oito horas de luta, os bombeiros conseguiram retirar do vagão o jovem afegão que está se recuperando agora em um hospital em Sisak, a sudeste de Zagreb.

O rapaz, segundo as fontes citadas, se escondeu no vagão-tanque na Sérvia, com a intenção de cruzar a Croácia e depois seguir para Áustria, Alemanha ou outro país da União Europeia (UE).

Centenas de milhares de refugiados passaram pela Croácia em 2015 em direção ao centro da Europa, mas, em março de 2016, os países da chamada "Rota dos Balcãs" começaram a fechar suas fronteiras.