ONU pede esforços para diminuição de tensão no conflito da Coreia

Nações Unidas, 28 jul (EFE). - A Organização das Nações Unidas (ONU) fez um apelo nesta sexta-feira para que as partes envolvidas no conflito coreano se esforcem para reduzir as tensões e retomem as conversas para resolver a disputa de forma pacífica.

"Reiteramos, mais uma vez, as chamadas do secretário-geral (António Guterres) a todas as partes a reduzir as tensões e voltar ao caminho do diálogo sincero", afirmou em uma coletiva o porta-voz da ONU, Farhan Haq.

A chamada da ONU foi feita poucas horas depois de o Japão informar sobre o lançamento hoje de um míssil balístico por parte da Coreia do Norte, que caiu em águas da Zona Econômica Exclusiva do Japão (ZEE).

O projétil foi lançado às 23h42 (horário do Japão, 10h42 em Brasília) e voou por 45 minutos antes de cair no parte oeste da Ilha de Hokkaido, sem que tenham sido detectados danos relacionados ao seu impacto, de acordo com o Executivo em Tóquio.

O novo ensaio armamentista norte-coreano também foi confirmado pelo Pentágono e pela Coreia do Sul, o que levou o governo sul-coreano a convocar uma reunião de emergência.

A teste aconteceu um dia depois de a Coreia do Norte comemorar o fim da Guerra da Coreia (1950-1953), conhecido como "Dia da Vitória" no país e perante a qual se especulou a possibilidade de que o regime de Kim Jong-un executasse um novo lançamento balístico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos