Topo

Seul e Washington realizam teste com mísseis em resposta a Pyongyang

28/07/2017 20h14

Seul, 29 jul (EFE).- Coreia do Sul e Estados Unidos realizaram nesta sexta-feira um teste com mísseis balísticos em resposta ao projétil, aparentemente de alcance intercontinental, lançado horas antes pela Coreia do Norte, informou o exército sul-coreano.

As manobras foram realizadas na costa leste da Coreia do Sul e envolveram mísseis sul-coreanos Hyunmoo-2 e os projéteis táticos ATACMS, segundo o Estado Maior Conjunto (JCS) do país asiático.

Ambos são mísseis balísticos com um alcance estimado de cerca de 300 quilômetros.

Os aliados realizaram as manobras para demonstrar sua capacidade de "bater com precisão a liderança inimiga", explicou o JCS em um comunicado.

EUA e Coreia do Sul já responderam com um exercício parecido quando Pyongyang disparou seu primeiro míssil intercontinental (ICBM), no último dia passado 4 de julho.

A ação de hoje se dá em resposta ao lançamento, horas antes, de outro ICBM por parte do regime norte-coreano.

O míssil foi disparado desde a província de Chagang, fronteiriça com a China, e voou por cerca de 45 minutos antes de cair no Mar do Japão.

No teste realizado no dia 4 por Pyongyang, o 11º neste ano, o míssil alcançou 2.802 quilômetros de altitude e percorreu 933 quilômetros em 39 minutos até cair nas águas do Mar de Japão, o que marcou um importante avanço nas capacidades militares norte-coreanas.

Os contínuos exercícios balísticos de Pyongyang elevaram a tensão na península da Coreia e reforçaram a retórica do governo de Donald Trump, que insinuou a possibilidade de realizar ataques preventivos contra a Coreia do Norte.

Pyongyang, por sua vez, reafirmou nos últimos dias seu direito a adquirir armamento nuclear perante o que considera uma "política hostil" de Washington e seus aliados, e não mostrou intenção alguma de abandonar seu programa de armas, apesar da crescente pressão e do isolamento internacional.