Topo

Tailândia celebra primeiro aniversário do rei Vajiralongkorn no trono

28/07/2017 11h49

Bangcoc, 28 jul (EFE).- A Tailândia celebrou nesta sexta-feira o aniversário do rei Vajiralongkorn, o primeiro desde sua ascensão ao trono no final do ano passado, com cerimônias religiosas, oferendas a monges e ações de caridade em todo o país.

O chefe da junta militar e primeiro-ministro tailandês, Prayuth Chan-ocha, liderou em Bangcoc uma delegação com seus ministros e altos cargos do governo que fizeram doações a 650 monges budistas, ato dirigido a solicitar méritos para o soberano segundo a crença budista.

Cerimônias similares foram organizadas por agências governamentais, governos provinciais e escritórios de distrito, enquanto que hospitais, como o de Chiang Mai, no norte do país, organizaram doações de sangue.

Por sua vez, a companhia estatal de correios emitiu um selo comemorativo, o primeiro com a imagem do novo rei, para o 65º aniversário do monarca, cuja comemoração foi precedida nos dias prévios com outros atos como a soltura de peixes e tartarugas.

O governo tailandês, liderado pelos generais que tomaram o poder no golpe de Estado de 2014, tinha convocado a população a decorar suas casas com a bandeira nacional durante a jornada, declarada feriado.

Vajiralongkorn foi proclamado rei da Tailândia no dia 1º de dezembro de 2016 após a morte do seu pai, Bhumibol Adulyadej, dois meses antes, em 13 de outubro, mas não será coroado até depois da cerimônia de cremação prevista para o próximo dia 26 de outubro.

O novo soberano viveu grande parte de sua vida no exterior, desligado dos afazeres da Coroa e não herdou a popularidade da qual gozou seu pai.

Desde sua ascensão ao trono, Vajiralongkorn fortaleceu seus poderes com a aprovação de várias reformas legais que, entre outras coisas, puseram sob sua única autoridade o vasto patrimônio da Coroa e várias agências estatais responsáveis por sua segurança.