Trump nomeia general John Kelly como novo chefe de gabinete

Washington, 28 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou por surpresa nesta sexta-feira o general John Kelly como seu novo chefe de gabinete, no lugar de Reince Priebus, que havia sido duramente criticado pelo recém-designado diretor de comunicações da Casa Branca, Anthony Scaramucci.

"Tenho o prazer de informar que acabo de nomear o general John Kelly como novo chefe de gabinete", disse Trump em mensagem publicada através do Twitter.

Em outra mensagem, o governante "agradeceu pelo serviço e dedicação de Priebus ao país: "Lado a lado, conquistamos muitas coisas e estou orgulhoso dele!", ressaltou o governante.

Segundo a imprensa local, o agora ex-chefe de gabinete da Casa Branca teria apresentado a renúncia na quinta-feira, algo que Trump não detalhou no comunicado.

Em seguida, Trump qualificou o substituto de Priebus, John Kelly, como "um grande líder e um grande americano", "uma verdadeira estrela do meu governo", e destacou seu "trabalho espetacular" à frente do Departamento de Segurança Nacional.

A saída de Priebus ocorre uma semana após a renúncia de Sean Spicer como porta-voz presidencial e a designação de Anthony Scaramucci, o que configura uma grande renovação na Casa Branca após os primeiros seis meses de Trump como presidente.

Tanto Priebus como Spicer fazem parte do aparelho do Partido Republicano, enquanto que o novo diretor de comunicações não conta com experiência no âmbito politico, o que é considerado uma vantagem por Donald Trump.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos