Partido de ex-premiê busca sucessor para dirigir o Paquistão

Islamabad, 29 jul (EFE).- A Liga Muçulmana do Paquistão (PMLN) começou neste sábado a discutir a escolha de um candidato para substituir o ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif, que renunciou ao cargo ontem após ser inabilitado pelo Tribunal Supremo.

O ex-ministro de Ferrovias Khawaja Saad Rafique indicou a uma emissora local que os líderes do partido estão reunidos para discutir a sucessão. Mais tarde, escreveu no Twitter que há consenso para escolher Shehbaz Sharif, irmão de Nawaz, para o posto.

"Como chefe de governo de Punyab, os resultados de Shehbaz Sharif foram exemplares. Ele foi presidente do PMLN. Há consenso no partido para sua nomeação como primeiro-ministro", afirmou Rafique, apesar de a decisão não ter sido anunciada oficialmente pelo partido.

De acordo com a imprensa local, o PMLN apresentará ao parlamento o nome do ex-ministro do Petróleo Shahid Khaqan Abbasi como primeiro-ministro interino até que Shehbaz possa assumir o cargo.

Shehbaz deve renunciar como governador de Punyab, a maior província do país, com 80 milhões de habitantes, e depois se candidatar a uma eleição parcial para obter um cargo no parlamento. Depois, ainda terá que ser escolhido pelos pares como primeiro-ministro, processo que deve levar até 45 dias.

Nawaz renunciou ontem pouco depois de o Tribunal Supremo ter declarado sua desabilitação por "falta de honestidade". O ex-primeiro-ministro não revelou os investimentos que recebia de uma empresa de um dos seus filhos no exterior, uma irregularidade revelada em uma investigação iniciada pelos Panama Papers.

O tribunal ordenou que o Birô de Responsabilidade Nacional, principal órgão anticorrupção do país, abra um processo contra Nawaz e seus filhos Hasan e Husain. Também serão investigados a filha do ex-primeiro-ministro, Maryam, e seu marido, Mohamed Safdar Awan.

O escândalo do Panama Papers revelou que os filhos de Nawaz são donos de várias propriedades em Londres e as controlam através de empresas criadas nas Ilhas Virgens Britânicas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos