México recupera 147 migrantes abandonados por traficantes

MMéxico, 30 jul (EFE).- Autoridades mexicanas recuperaram um grupo de 147 migrantes que foi abandonado sem água nem alimentos em uma estrada do estado de Vera Cruz, informou neste domingo o Instituto Nacional de Migração (INM).

Procedentes de Honduras, Guatemala, El Salvador e Nicarágua, os imigrantes foram encontrados ontem em uma área rural próxima a Los Naranjos, povoado do município de Ozuluama, indicou o INM em um comunicado.

Após o resgate, as autoridades forneceram água e alimentos ao grupo, integrado por 99 adultos e 48 menores, 14 dos quais viajavam desacompanhados, indicou.

Entre os migrantes há 74 hondurenhos, 59 guatemaltecos, 13 salvadorenhos e um nicaraguense.

Os consulados e embaixadas dos países de origem foram notificados da situação com o propósito de fazer um processo de reconhecimento de nacionalidade a fim de determinar sua condição migratória, explicou o Instituto.

Segundo testemunhos solicitados pelo INM, os supostos traficantes obrigaram os imigrantes a descer do veículo no qual viajavam "em condições de aglomeração, escassa ventilação e sem lhes proporcionar nenhum tipo de descanso".

Os traficantes ordenaram os imigrantes a se esconderem na mata com a falsa promessa de que voltariam para continuar a viagem, na qual usam a rota que passa por Tampico (Tamaulipas) à caminho da fronteira nordeste do México com os Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos