Topo

Período de votação da Assembleia Constituinte é ampliado em uma hora

30/07/2017 20h14

Caracas, 30 jul (EFE).- O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela decidiu ampliar durante uma hor, até as 19h (horário local; 20h de Brasília), a votação realizada neste domingo para escolher uma Assembleia Nacional Constituinte (ANC), que redigirá uma nova Carta Magna.

"Decidimos estender o horário de votação por mais uma hora e como sempre até que haja eleitores na fila para exercer o direito ao voto", disse a vice-presidente do CNE, Sandra Oblitas, a jornalistas.

Oblitas fez o anúncio quando faltam poucos minutos para as 18h locais, quando estava previsto o fechamento dos centros de votação.

"Faltando muito pouco para o fechamento legal estabelecido, avaliamos que a esta hora ainda há um grande número de pessoas fazendo fila nos diversos centros de votação", afirmou ela, após reconhecer que em alguns casos a CNE apresentou "atrasos no início do processo".

Além disso, segundo Oblitas, em algumas regiões "houve problemas pontuais" que "impediram o acesso das pessoas para o exercício do direito soberano ao voto".

Neste domingo são eleitos no país, sem a participação da oposição, que classifica o processo como fraudulento, 545 representantes que integrarão a ANC, um órgão que terá poderes ilimitados para mudar o ordenamento jurídico e reformar as instituições do Estado.