Sobe para 5 o número de mortos durante votação da Constituinte na Venezuela

Em Caracas

Um homem de 43 anos morreu neste domingo (30) baleado na cabeça em uma manifestação no estado de Lara, o que eleva para cinco o número de mortos durante os protestos contra a votação da Assembleia Nacional Constituinte na Venezuela.

O Ministério Público (MP) informou via Twitter a morte de Luis Zambrano, que "recebeu um disparo na cabeça durante uma manifestação em Barquisimeto" e adiantou que já iniciou a investigação do incidente.

O MP informou ainda que iniciou a investigação das mortes de Ángelo Méndez, de 28 anos, e de Eduardo Olave, de 39 anos, ocorridas neste domingo após uma manifestação. "As vítimas que foram feridas com armas de fogo foram encontradas dentro da UEE (Unidade Educativa) Simón Rodríguez da paróquia Jacinto Plaza", situada na capital homônima de Mérida, apontou o órgão.

A oposição informou mais cedo outros mortos durante a madrugada de sábado para domingo. Segundo o parlamentar e líder do partido Ação Democrática (AD), Henry Ramos Allup, Ricardo Campos, secretário juvenil do AD, foi morto a tiros durante um protesto na cidade de Cumaná, no Estado de Sucre. Já outra vítima seria Iraldo Guitérrez, que de acordo com o deputado Paparoni morreu no Estado de Mérida.

A Venezuela realiza neste domingo as eleições da Constituinte, um processo do qual só participa parte do chavismo e que tem a rejeição da oposição, da Igreja Católica e vários países do mundo.

Em paralelo, a oposição se manifesta nas ruas contra a votação, que qualifica de fraudulenta, e que geraram enfrentamentos entre os manifestantes e as forças de ordem pública.

No total, segundo números da Procuradoria venezuelana, 114 pessoas morreram desde o início da onda de protestos no país, em abril.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos