Aumenta para 224 o número de mortos em inundações no oeste da Índia

Nova Délhi, 1 ago (EFE). - O número de vítimas das inundações registradas no estado de Gujarat, na região oeste da Índia, desde o início da temporada de chuvas, subiu para 224 nesta terça-feira, com a morte de 98 pessoas nos últimos cinco dias.

Conforme a nova parcial do governo, com a piora da situação, os óbitos - principalmente por afogamento - foram registados desde a última quinta-feira, quando o balanço era de 126 falecidos. Segundo o porta-voz do Centro de Operações de Emergência do Estado de Gujarat (SEOC), Mohamed Ahmed, as autoridades ainda contabilizaram 1.500 animais mortos.

Os alagamentos e as fortes chuvas que castigam a localidade desde meados de junho obrigaram também a saída de 112 mil pessoas de casa, segundo Ahmed. As previsões meteorológicas indicam melhora nos próximos dias, já que não são esperadas chuvas para hoje ou amanhã na maior parte do estado, de acordo com o SEOC.

Na semana passada, o chefe do Serviço de Socorro de Gujarat, A.J. Shah, disse à Agência Efe que 85% da população do estado, que tem 60 milhões de habitantes, foi atingida pelas tempestades e não podiam sair dos lugares onde estavam.

A monções na Índia começam em junho e terminam em setembro. Atualmente, mais de 2 milhões de pessoas precisaram ser retiradas da metade norte da Índia por conta de alguma inundação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos