Opositor venezuelano Leopoldo López anuncia gravidez da esposa

Caracas, 1 ago (EFE).- O líder opositor venezuelano Leopoldo López, preso outra vez na madrugada desta terça-feira, anunciou que recebeu uma das melhores notícias de seus anos de reclusão: a terceira gravidez de sua esposa, Lilian Tintori.

"Vale a pena lutar pela Venezuela. Não desistam de nossa luta, não se rendam nunca. Não nos cansaremos de querer uma Venezuela melhor", disse López em um vídeo ao lado de Tintori.

O vídeo foi divulgado hoje, mas foi gravado no último dia 17 de julho, quando o opositor estava em prisão domiciliar. Nesta madrugada, López foi detido outra vez e levado à prisão militar de Ramo Verde, próximo a Caracas.

O Tribunal Supremo da Venezuela afirmou que o motivo para a detenção era que López planejava fugir do país.

Na gravação, López diz que se o vídeo fosse divulgado é porque ele foi tirado de sua casa e levado de volta à prisão. A mensagem foi registrada ao lado da esposa porque os dois estão juntos na luta e sabem dos riscos que correm como uma família.

"Mas aqui há novas razões para lutar pela Venezuela e essa foi uma das melhores notícias que eu recebi nesses últimos três anos e meio (de prisão)", diz o opositor.

Apesar do carinho à família, López afirma que está disposto a avançar e a continuar dizendo aos venezuelanos o que considera como um "caminho para a democracia".

"Se a luta por uma Venezuela livre e democrática me devolver à prisão, estou disposto a assumir esse risco", afirmou.

López passou mais de três anos na mesma prisão. Os advogados do opositor denunciaram que ele foi torturado em várias ocasiões.

O chavismo afirmou ontem que o líder da Vontade Popular (VP) tinha faltado com a palavra fazer um "chamado à paz", descumprindo o acertado em uma comissão que autorizou sua prisão domiciliar.

Além de López, o ex-prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, que também estava em prisão domiciliar, foi detido novamente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos