Shahid Khaqan Abbasi assume como novo primeiro-ministro do Paquistão

Islamabad, 1 ago (EFE).- Shahid Khaqan Abbasi tomou posse nesta terça-feira como novo primeiro-ministro do Paquistão, horas após obter por ampla maioria o respaldo do parlamento, depois da renúncia de Nawaz Sharif por conta da inabilitação do Tribunal Supremo em consequência de uma investigação vinculada aos Panama Papers.

Abbasi, da Liga Muçulmana do Paquistão (PNML) de Sharif, jurou seu cargo em uma breve cerimônia no palácio presidencial, onde foi empossado pelo presidente paquistanês, Mamnoon Hussain.

"Certifico que sou muçulmano. Juro que serei leal ao Paquistão" afirmou Abbasi no ato, transmitido ao vivo pela emissora de televisão estatal "PTV".

Horas antes, o novo premiê da legenda de Nawaz Sharif tinha conseguido o apoio de 221 dos 342 deputados do Parlamento.

Abbasi, de 58 anos e formado em engenharia elétrica nos Estados Unidos, contou com o apoio dos 187 deputados do seu partido, além dos votos de formações aliadas.

O agora primeiro-ministro ocupará deverá ocupar o cargo durante dois meses, até que o irmão de Sharif, Shehbaz, possa assumir o posto, segundo os planos do ex-governante.

O irmão é atualmente chefe de governo da província de Punyab, cargo do qual teria que sair antes de apresentar-se a eleições parciais para conseguir uma cadeira no parlamento nacional e poder submeter-se a uma votação para substituir Abbasi, um processo que dura, no mínimo, 45 dias.

Nawaz Sharif renunciou na sexta-feira depois que o Tribunal Supremo lhe desabilitou por não revelar investimentos que recebia de uma empresa de um filho seu nos Emirados Árabes, uma irregularidade revelada durante uma investigação iniciada após o escândalo dos Panama Papers.

Os Panama Papers revelaram em abril de 2016 que três dos quatro filhos de Sharif criaram empresas nas Ilhas Virgens Britânicas através das quais controlam propriedades em Londres, o que levou o Supremo a iniciar uma investigação após um ano de protestos da oposição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos