Trump planeja seguir usando o Twitter apesar de reorganização de sua equipe

Washington, 1 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que pretende continuar usando o Twitter porque considera as redes sociais como a única forma de "mostrar a verdade" ao povo americano, apesar da reorganização da Casa Branca e da nomeação de John Kelly como chefe de gabinete.

"Somente os veículos de comunicação falsos e os inimigos de Trump querem que eu deixe de usar as redes sociais. Essa é a única maneira de eu divulgar a verdade", escreveu Trump no Twitter.

A mensagem de hoje antecipa as dificuldades que serão enfrentadas por Kelly, que assumiu ontem como novo chefe de gabinete da Casa Branca no lugar de Reince Priebus. Uma das funções do general reformado será tentar controlar o uso que Trump faz do Twitter, onde o presidente costuma opinar e atacar rivais sem nenhum filtro.

Mal chegou à ala oeste da Casa Branca, Kelly forçou a saída do polêmico diretor de Comunicações, Anthony Scaramucci, que, há apenas dez dias no cargo, já tinha imprimido seu estilo agressivo.

Em uma entrevista à revista "New Yorker", Scaramucci chegou a chamar Priebus, que renunciou na sexta-feira de "paranoico esquizofrênico". No dia do anúncio de sua nomeação, o então porta-voz de Trump, Sean Spicer, também pediu para sair do governo.

Uma das instruções dadas por Kelly, ex-secretário de Segurança Nacional, é que todos os funcionários da Casa Branca prestem contas a ele. Dessa forma, ele quer evitar as contínuas lutas internas para ter acesso e influenciar o presidente.

Por enquanto, a escolha de Kelly foi bem recebida entre republicanos e democratas.

Em uma entrevista à emissora "NBC", o senador republicano Lindsey Graham afirmou que nomear o respeitado general como chefe de gabinete era a "melhor opção disponível" para Trump.

"Kelly é um bom homem. Que ele seja ouvido", disse Graham.

O vice-líder democrata no Senado, Dick Durbin, disse que Kelly está em posição de estabilizar a Casa Branca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos