Vice americano visita Montenegro, o mais novo e menor membro da Otan

Belgrado, 1 ago (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, chega nesta terça-feira em Montenegro, onde amanhã se reunirá com Dusko Markovic, primeiro-ministro deste país balcânico, o mais recente e menor membro da Otan.

"Esta visita é uma confirmação das excelentes relações políticas entre Montenegro e EUA, e que os dois países são parceiros estratégicos", declarou o Governo montenegrino em comunicado.

O vice-presidente americano é o cargo mais alto enviado até agora por Washington à pequena nação, de 620 mil habitantes e na costa do mar Adriático.

Além da sua entrevista com Markovic, Pence, que é esperado em Podgórica esta tarde, participará na quarta-feira de uma cúpula da Carta do Adriático, iniciativa da região dos Balcãs para a cooperação nas reformas democráticas e no processo de integração na Otan.

A iniciativa foi criada em 2003 sob o patrocínio dos EUA e fazem parte dela, além de Montenegro, Albânia e Croácia, ambos membros da Aliança Atlântica, bem como Macedônia e Bósnia-Herzegovina.

Os países observadores, que também participarão da cúpula, são Sérvia, Eslovênia e Kosovo.

Montenegro, que se tornou independente em 2006 do Estado comum que formava com a Sérvia após a desagregação da antiga Iugoslávia na década de 1990, foi admitido na Aliança Atlântica em junho deste ano e aspira também a ingressar na União Europeia (UE).

Pence visita Montenegro dentro de uma viagem que o levou a Estônia e Geórgia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos