Após ser aprovado pelo Senado, novo diretor do FBI assume o cargo

Washington, 2 ago (EFE).- O novo diretor do FBI, Christopher Way, assumiu nesta quarta-feira o cargo depois de ter seu nome aprovado pelo Senado ontem, informou o Departamento de Justiça.

Wray foi empossado pelo procurador-geral, Jeff Sessions, que destacou que o novo chefe do FBI tem a experiência e a força de caráter que o povo americano quer na pessoa que exerce esse cargo.

"Tenho certeza que o FBI, a primeira agência de investigação do mundo, está em boas mãos com o diretor Chris Way no comando", afirmou Sessions em comunicado.

Após assumir o cargo, Wray afirmou que assumir a liderança do FBI é uma "honra única na vida".

O Senado dos EUA confirmou ontem Wray como novo diretor do FBI para substituir James Comey, que foi demitido de forma surpreendente pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em maio.

Wray recebeu 92 votos a favor contra apenas cinco contrários.

O principal desafio do novo diretor será liderar a investigação sobre a interferência da Rússia nas eleições presidenciais do ano passado e os possíveis vínculos do Kremlin com a campanha de Trump.

O novo diretor, de 50 anos, comandou a divisão criminal do Departamento de Justiça entre 2003 e 2005, durante o mandato do então presidente George W. Bush. Comey na época era procurador-geral adjunto, o "número dois" do FBI.

Wray foi avaliado pelos senadores em julho, quando garantiu que defenderá a independência do órgão e alertará ao Congresso sobre qualquer tentativa de ingerência nas investigações. "A minha lealdade é à Constituição e ao império da lei", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos