Ataque a comboio da Otan no Afeganistão deixa 2 soldados dos EUA mortos

Washington, 2 ago (EFE).- Dois soldados dos Estados Unidos morreram nesta quarta-feira em um ataque a um comboio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na província de Kandahar, no sul do Afeganistão, confirmou o Pentágono.

"Posso confirmar que dois membros das Forças Armadas foram assassinados em uma ação em Kandahar, no Afeganistão, quando seu comboio foi atacado. As tropas dos EUA no Afeganistão fornecerão informações adicionais quando elas estiverem disponíveis", afirmou o porta-voz do Pentágono, capitão Jeff Davis.

O ataque, atribuído aos talibãs, ocorreu por volta das 12h20 locais (4h30 em Brasília) em Kandahar, capital da província de mesmo nome, afirmou o porta-voz do governo regional, Samim Khpalwak.

"O atentado suicida com carro-bomba ocorreu quando um comboio das tropas internacionais estava passando pela área", explicou Khpalwak.

O local do ataque fica no caminho para uma importante base das tropas americanas no país.

A missão da Otan no Afeganistão confirmou à Agência Efe que um de seus comboios foi atacado e que a ação "deixou vítimas". No entanto, não quis dar detalhes sobre o incidente.

Os talibãs assumiram a autoria do atentado através de uma mensagem do porta-voz do grupo, Qari Yusuf Ahmadi, no Twitter.

A Otan continua no país com cerca de 13 mil soldados em tarefas de assessoria e capacitação. Os EUA mantêm cerca de 8,4 mil homens como parte dessa operação de assistência e em ações antiterrorismo.

O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, estuda uma nova estratégia para a guerra do Afeganistão. Recentemente, a Otan pediu aos países-membros da aliança um aumento nas tropas para apoiar a missão no país e conter o avanço dos talibãs.

Segundo o relatório do Inspetor Especial para o Afeganistão dos EUA (Sigar) divulgado ontem, a guerra do Afeganistão continua "estagnada", e os talibãs controlam 40% do território do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos