Ataque suicida contra comboio da Otan deixa vítimas no Afeganistão

Cabul, 2 ago (EFE).- Um insurgente suicida atacou nesta quarta-feira um comboio de tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na província de Kandahar, no sul do Afeganistão, deixando um número indeterminado de vítimas, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

O ataque, cuja autoria foi reivindicada pelos talibãs, aconteceu por volta das 12h20 locais (4h50 de Brasília) no distrito policial número 5 de Kandahar, capital da província de mesmo nome, indicou o porta-voz do governador regional, Samin Khpalwak.

"O ataque suicida com um carro-bomba aconteceu quando um comboio de tropas internacionais estava passando pela área", explicou a fonte, que detalhou que o local exato do ataque fica no caminho para uma importante base das forças dos Estados Unidos.

A missão da Otan no Afeganistão confirmou para a Efe que um de seus comboios foi atacado e que o atentado "deixou vítimas", mas sem proporcionar detalhes sobre o incidente.

As forças de segurança afegãs isolaram o local e estão tentando apurar o número exato de vítimas, indicou uma fonte de segurança do país que pediu anonimato.

Os talibãs assumiram a autoria do atentado através de uma mensagem do porta-voz Qari Mohammad Yousef Ahmadi no Twitter.

A Otan mantém no país asiático cerca de 13 mil efetivos em tarefas de assessoria e capacitação e os EUA possuem cerca de 8.400, como parte desse operativo de assistência e na realização de tarefas antiterroristas.

Os Estados Unidos estudam uma nova estratégia para suas forças no Afeganistão, enquanto que a Otan pediu recentemente aos países-membros um aumento das suas tropas para apoiar a missão no país asiático.

Desde o fim da missão de combate da Otan em janeiro de 2015, os insurgentes ganharam terreno em diversas partes do Afeganistão e, na atualidade, controlam, têm influência ou disputam com o governo pelo menos 43% do território, segundo informações dos EUA.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos