Esposa de Maduro confirma que Assembleia Constituinte será instalada amanhã

Caracas, 2 ago (EFE).- A primeira-dama da Venezuela, Cilia Flores, confirmou nesta quarta-feira que a Assembleia Nacional Constituinte (ANC) impulsionada pelo presidente Nicolás Maduro, que foi eleita no domingo passado e da qual ela mesma é integrante, será instalada amanhã.

"Chegou o lindo amanhecer com uma Assembleia Nacional Constituinte, e amanhã com Hugo Chávez Frías, com Simón Bolívar, com os seus retratos que foram tirados do Palácio Federal Legislativo, chegaremos novamente com o povo e diremos: 'Aqui está o povo de Chávez, o povo que não se rende, o povo que se rebelou'", declarou Flores.

A instalação da ANC acontecerá no Palácio Federal Legislativo - que atualmente é sede do parlamento, de maioria opositora e que poderia ser dissolvido se forem cumpridas as ameaças feitas pelo chavismo - e coincidirá com uma mobilização cidadã convocada pela oposição.

"Quando estamos a um dia da instalação da ANC, o povo é o depositário dessa ANC, o poder originário se ativou e está nas ruas, além dos 545 constituintes que vamos amanhã instalar-nos, está aqui fora", afirmou a conhecida como "primeira combatente" em um ato em Caracas.

"Aqui acabou a anarquia, a impunidade, aqui acabou o delito impune, aqui acabaram os que podem cometer delitos e têm uma patente para que ninguém lhes toque", acrescentou Flores perante dezenas de seguidores, se somando às ameaças feitas antes pelo seu marido contra alguns líderes opositores que convocaram protestos.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) credenciou hoje os vencedores da eleição e não emitiu declarações sobre a denúncia de manipulação do dado de participação feita pela Smartmatic, empresa encarregada da contagem de votos no país caribenho.

Perante a iminência da posse na sede do Legislativo de constituintes que o parlamento não reconhece, a Câmara segue em sessão e alerta para um possível desalojamento ou novos atos hostis de grupos civis ligados ao governo que já atacaram estas instalações no passado e nesta semana vagueavam nos arredores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos