Governo de coalizão de Peter O'Neill toma posse em Papua Nova Guiné

Sydney (Austrália), 2 ago (EFE).- O governo de coalizão do primeiro-ministro de Papua Nova Guiné, Peter O'Neill, tomou posse nesta quarta-feira após o juramento dos respectivos eleitos perante o governador-geral do país, Robert Dadae.

Antes, o Parlamento nacional elegeu o presidente da câmara, Job Pomat, e reelegeu O'Neill como primeiro-ministro em uma votação na qual o líder do partido Congresso Nacional do Povo (PNC, sigla em inglês) recebeu 60 votos a favor e 46 contra, segundo o site do jornal "Post Courier".

Papua Nova Guiné realizou eleições legislativas entre 24 de junho e 8 de julho, período em que 5,4 milhões de cidadãos foram convocados para escolher as 111 cadeiras do próximo Parlamento.

A Comissão Eleitoral Nacional ainda não fez o anúncio oficial do resultado porque ainda faltam decidir seis cadeiras. O PNC foi o partido mais votado.

Nas eleições de 2012, o PNC ganhou 27 deputados e governou com outras cinco formações.

O Governo de O'Neill foi acusado por seus rivais políticos de corrupção e de levar à ruína o país durante os últimos cinco anos, habitado por uma população de cerca de sete milhões de pessoas.

Nenhuma formação política de Papua Nova Guiné conseguiu a maioria absoluta desde a independência, em 1975.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos