Jornalista russo é agredido ao vivo em comemoração do Dia dos Paraquedistas

Moscou, 2 ago (EFE).- Um jornalista russo foi atacado nesta quarta-feira em uma transmissão ao vivo em um parque no centro de Moscou durante as comemorações dos veteranos das Tropas Aerotransportadas da Rússia, que comemoram hoje seu dia nacional.

O jornalista Nikita Razvozzhayev entrou no ar em um programa da emissora "NTV" - pró-Kremlin e uma das mais importantes do país - para falar das tradicionais comemorações dos paraquedistas quando um homem embriagado apareceu ao lado do repórter gritando "nós conquistaremos a Ucrânia".

Razvozzhayev pediu ao homem que se calasse e ele, irritado, acertou um soco no queixo do jornalista e ameaçou espanca-lo se continuasse "a falar dessa maneira".

A polícia deteve o agressor pouco depois e constatou que não se trata de um veterano da infantaria paraquedista russa, considerada a elite das Forças Armadas do país.

O senador russo Franz Klintsevitch, que serviu como paraquedista, denunciou que a embriaguez e o vandalismo no Parque Gorky de Moscou no Dia dos Paraquedistas "frequentemente não têm nada a ver com as pessoas que passaram por uma guerra".

"São os chamados 'disfarçados'. Agora são menos, porque demos ordem para detê-los. Comprar uma boina (azul) não é difícil", apontou o senador.

Klintsevitch reconheceu, no entanto, que há anos era comum os "boinas azuis" se comportarem "de forma arrogante" em sua festa nacional.

"Eram tempos em que o coração precisava de alegria, porque não havia nenhuma alegria na vida", disse em referência à pobreza vivida na Rússia nos anos 90.

Centenas de milhares de paraquedistas saem às ruas a cada 2 de agosto em diferentes cidades da Rússia para comemorar o seu dia, evento marcado tradicionalmente pelos incidentes violentos devido ao consumo de bebidas alcoólicas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos