Pence diz que futuro dos Balcãs está no Ocidente

Belgrado, 2 ago (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, declarou nesta quarta-feira durante uma visita a Montenegro que o futuro dos Balcãs Ocidentais está na Europa ocidental e que Washington está dedicado a alcançar esse objetivo.

"Os EUA confirmam sua dedicação à edificação das relações e o reforço dos laços entre a comunidade europeia, os Balcãs Ocidentais e os Estados Unidos", disse Pence em Podgorica, capital de Montenegro, o mais recente membro da Otan.

As declarações à imprensa perante uma reunião com o primeiro-ministro do país, Dusko Markovic, foram transmitidas ao vivo pela televisão pública "RTCG".

Pence participará hoje da cúpula da Carta do Adriático, uma iniciativa da região dos Balcãs para a cooperação nas reformas democráticas e no processo de integração na Otan.

A iniciativa foi criada em 2003 sob o auspício dos Estados Unidos e fazem parte dela, além de Montenegro, Albânia e Croácia - os três membros da Aliança Atlântica -, outros países da zona, como Macedônia e Bósnia-Herzegovina.

Os países observadores, que também participarão da cúpula, são Sérvia, Eslovênia e Kosovo.

A reunião de Podgorica contará com a presença dos premiês ou presidentes desses países.

Pence declarou que a entrada de Montenegro na Otan, em junho passado, "foi um sucesso histórico, apenas dez anos após sua independência".

A pequena nação, de 620 mil habitantes, se independentizou em 2006 do Estado comum que formava com a Sérvia após a desagregação da antiga Iugoslávia na década de 90, e também aspira ingressar na União Europeia (UE).

O vice-presidente dos EUA visita Montenegro no marco de uma excursão que o levou também à Estônia e à Geórgia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos