Secretário-geral da OEA pede "reunião urgente" do Conselho sobre a Venezuela

Washington, 2 ago (EFE).- O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, solicitou nesta quarta-feira a convocação de uma "reunião urgente" do Conselho Permanente da organização para analisar as eleições do último domingo para a formação da Assembleia Nacional Constituinte (ANC) na Venezuela.

Almagro propôs como datas para esta reunião a próxima sexta-feira, dia 4 de agosto, e o sábado, dia 5.

"A presente solicitação urgente se origina na necessidade imediata de abordar o agravamento da crise na Venezuela em razão das eleições ilegítimas para a instalação de uma ANC", disse Almagro em sua solicitação, dirigida à Presidência do Conselho Permanente, que atualmente é exercida pelo Brasil.

Almagro também citou como motivo da petição "a manifesta constatação de uma fraude eleitoral que supera amplamente o milhão de votos e que, por sua magnitude, não conta com precedentes na região".

A petição foi feita depois que Almagro conversou hoje com a procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega, que denunciou "ameaças pessoais" contra ela por suas críticas ao governo de Nicolás Maduro.

A instalação da ANC estava prevista para amanhã, quinta-feira, mas Maduro anunciou que o ato será adiado para a sexta-feira, já que é preciso esperar a proclamação de alguns ganhadores que ainda não foram ratificados pelo Poder Eleitoral.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos