Esposa diz que advogados não puderam ver Leopoldo López na prisão

Caracas, 3 ago (EFE).- Lilian Tintori, esposa do político venezuelano Leopoldo López, afirmou nesta quinta-feira que os advogados de seu marido não tiveram acesso à prisão militar onde ele está detido desde terça-feira pelo serviço de inteligência após ter sua prisão domiciliar revogada.

"O regime não permite que os advogados entrem para ver Leopoldo. Não sabemos como está, ninguém o viu #DDHH", disse Tintori em uma mensagem publicada em sua conta na rede social Twitter, ao mesmo tempo que apontou que está há 58 horas "sem saber nada" sobre seu marido.

"Desde que a ditadura o levou, não sabemos nada sobre ele,"acrescentou sem oferecer mais detalhes.

A detenção de López ocorreu durante a madrugada de terça-feira, da mesma forma que a do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, que também cumpria uma sentença de prisão domiciliar.

Um vídeo gravado pelas câmeras de segurança pouco após a meia-noite de terça-feira e divulgado por Tintori mostra como agentes do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin) tiraram López de sua casa e o colocaram em um automóvel estacionado na rua.

Fontes próximas aos dois opositores e seus partidos políticos denunciaram a arbitrariedade das detenções e informaram que ambos foram detidos novamente em Ramo Verde.

A única explicação dada até agora pelas autoridades vem do Supremo Tribunal de Justiça. "Foram recebidas por fontes de inteligência oficial informações que planejavam uma fuga".

López tinha recebido uma medida de detenção domiciliar em 8 de julho, depois de ter passado três anos e meio em Ramo Verde condenado a quase 14 anos de prisão pelos delitos de instigação pública, associação para delinquir, danos à propriedade e incêndio.

Segundo a sentença, essas ações teriam sido cometidas por ter pronunciado discursos que promoveram a violência durante uma marcha antigovernamental, convocada entre outros por ele, em fevereiro de 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos