Estado Islâmico ordena mobilização de todos homens jovens de província síria

Beirute, 3 ago (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) ordenou nesta quinta-feira a mobilização de todos os homens, entre 20 e 30 anos, da província de Deir ez-Zor, no nordeste da Síria, controlada quase totalmente pelos radicais.

O grupo Deir ez-Zor 24, com ativistas no terreno, informou que o EI distribuiu folhetos nas áreas sob o seu domínio na província nos quais exige que os homens muçulmanos compareçam aos seus centros de segurança no prazo de uma semana para submeter-se a um curso religioso e militar.

Nesses folhetos, o EI explica que o objetivo é lutar contra "a invasão do regime nusayri", como denomina as forças governamentais sírias, presentes em alguns bairros da cidade de Deir ez-Zor e em seu aeroporto militar.

Os extremistas ameaçam castigar todo aquele que não cumprir suas ordens e advertiram que os que não cumprirem suas instruções serão obrigados a lutar.

Atualmente o EI está sendo fustigado na Síria pelos soldados leais ao governo de Damasco em áreas de sul da província de Raqqa e no leste de Homs, adjacentes a Deir ez-Zor.

Além disso, desde junho, as Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada encabeçada por milícias curdas e apoiadas pelos Estados Unidos, desenvolvem uma ofensiva na cidade de Raqqa, considerada a capital do califado autoproclamado pelos jihadistas em 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos