EUA condenam hacker russo a quase 4 anos de prisão

Washington, 3 ago (EFE).- O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira que um hacker russo detido em 2015 na Finlândia e extraditado aos Estados Unidos foi condenado a 46 meses de prisão pela tentativa de infectar milhares de servidores para obter investimentos com transações fraudulentas.

Em comunicado, o Departamento de Justiça anunciou a condenação ao cidadão russo Maxim Senakh, de 41 anos, pela participação na distribuição de um vírus conhecido como "Ebury", que infectava servidores para roubar senhas e construir uma rede mundial de spam e de obtenção rápida de investimentos fraudulentos.

Em março, Senakh chegou a um acordo com as autoridades americanas para se declarar culpado de acusações de fraude bancária e violação da lei de ciberataques.

Senakh foi detido em janeiro de 2015 na Finlândia e extraditado em fevereiro aos Estados Unidos, onde o FBI e o Departamento de Justiça apresentaram acusações por delitos que afetavam redes informáticas americanas e mundiais.

Esta foi uma das primeiras tentativas de deter e processar nos Estados Unidos hackers russos, que até então tinham operado com relativa imunidade para roubar dados ou realizar fraudes na internet.

"O acusado e seus cúmplices tentaram converter redes de milhares de computadores infectados nos Estados Unidos e no mundo todo em sua máquina de dinheiro pessoal", comentou em comunicado o procurador-geral adjunto Kenneth Blanco.

Blanco afirmou que este caso demonstra que hackers como Senakh "não são imunes a processos nos Estados Unidos pelo fato de que operam longe".

Senakh já está há um ano e meio detido nos Estados Unidos e será deportado à Rússia uma vez que cumprir a pena.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos