Grupo dissidente cubano registra recorde de detenções arbitrárias em 9 meses

Havana, 3 ago (EFE).- A dissidente Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN) registrou em julho 575 "detenções arbitrárias por motivos políticos de pacíficos dissidentes", quase 200 a mais que no mês anterior e a cifra mais alta dos últimos nove meses.

O relatório mensal da comissão, a única organização que registra este tipo de incidente na ilha, documenta ainda 13 casos de agressões físicas, 32 atos de fustigação e intimidação e um ato de repúdio, "executados ou orquestrados pela polícia política secreta".

Segundo a CCDHRN, as vítimas foram "em todos os casos" opositores e outros ativistas da sociedade civil independente.

"O governo está recorrendo, de maneira sistemática, ao bloqueio pela força do direito a viajar ao exterior dos opositores, fundamentalmente para países da América Latina, com a finalidade de participar de conferências relacionadas com o desenvolvimento da sociedade civil", afirmam os integrantes da organização opositora.

Em julho o grupo documentou pelo menos 12 casos de retenção no aeroporto de opositores e, perante suas queixas por essa situação, os oficiais do Ministério do Interior alegam que "cumprem ordens superiores" ou que seus nomes aparecem em uma "espécie de lista negra".

Apenas neste ano, a organização tem documentados 3.195 casos de detenções por questões políticas.

No mesmo período do ano anterior - de janeiro a julho -, a CCDNHR contabilizou 7.418 detenções por esses motivos.

O governo cubano não reconhece a dissidência interna por considerá-los "contrarrevolucionários" ou "mercenários", nega que em suas prisões haja presos políticos e sustenta que se trata de delinquentes comuns.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos