Rússia afirma que defenderá seus interesses após sanções dos EUA

Moscou, 3 ago (EFE).- A Rússia e os outros países afetados pelas novas sanções dos Estados Unidos defenderão seus interesses perante a política "míope, ilegítima e sem perspectivas" de Washington, anunciou nesta quinta-feira o Kremlin.

"Vemos como míope, ilegítima e sem perspectivas essa política de sanções e por isso, naturalmente, os países que nos vimos afetados por semelhante arbitrariedade estamos dispostos a defender os nossos interesses e vamos fazê-lo", destacou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

O porta-voz salientou que a intenção da Rússia de proteger os seus interesses "não deve deixar nenhum lugar a dúvidas".

Trata-se de uma nova reação do Kremlin à lei americana que impõe sanções contra a Rússia, Coreia do Norte e Irã, promulgada ontem pelo presidente Donald Trump.

Peskov declarou na véspera que a assinatura presidencial "não muda nada", uma vez que já foram tomadas as medidas de resposta, em alusão à ordem ditada na sexta-feira pela Rússia para que 755 funcionários da embaixada e dos consulados dos EUA no país, entre diplomatas e pessoal técnico, cessem sua atividade a partir de 1º de setembro.

A lei, aprovada na semana passada pelo Senado, endurece as sanções contra a Rússia devido à sua suposta interferência nas eleições de 2016 nos EUA, suas ações na Ucrânia e na Síria, e suas violações de direitos humanos, e limitaria a capacidade de Trump de suspendê-las sem a autorização do Congresso.

Apesar das sanções, Trump tentou melhorar as relações com a Rússia desde a sua chegada ao poder em janeiro deste ano, ainda que essa tentativa tenha se visto eclipsada pela investigação sobre os possíveis laços entre sua campanha e Moscou nas eleições de 2016. EFE

aj/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos