Justiça nega recurso, e ex-presidente peruano e sua exposa continarão presos

Lima, 4 ago (EFE).- A Sala Penal de Apelações Nacionais declarou como infundado o recurso apresentado pelo ex-presidente peruano Ollanta Humala e sua esposa, Nadine Heredia, contra sua prisão preventiva, e o casal permanecerá preso por 18 meses à espera do início do julgamento contra eles.

Segundo o Poder Judiciário, o tribunal rejeitou o pedido de Humala e Nadine após quatro dias de deliberações em que os rumores e comentários sobre o futuro do casam eram constantes no Peru.

O ex-presidente e sua esposa estão presos desde o dia 13 de julho, após o juiz Richard Concepción considerar que existe "um alto grau de probabilidade" de ambos terem cometido crimes de corrupção.

Humala e Nadine pediram na audiência de apelação realizada na última segunda-feira para passarem pela investigação em um regime de comparecimento restrito, e negaram ter a intenção de fugir do país ou de tentar dificultar o processo.

Ambos insistiram perante o tribunal que tinham cumprido escrupulosamente todas as regras de conduta impostas pela justiça durante a investigação contra eles e que não havia mérito para estarem submetidos ao regime de prisão preventiva.

Vários analistas consultados pela imprensa local indicaram que os dois têm a possibilidade de recorrer perante a Corte Suprema.

Humala e Nadine são acusados de terem recebido dinheiro ilícito da Venezuela e da empreiteira Odebrecht para as campanhas presidenciais de 2006 e 2011.

O escândalo de corrupção da Odebrecht no Peru também envolveu os ex-presidentes Alejandro Toledo (2001-2006) e Alan García (1985-1990 e 2006-2011), acusados de terem recebido propina da empresa brasileira para obter a concessão de obras públicas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos