México manterá embaixadora na Venezuela, apesar dos ataques de Maduro

México, 4 ago (EFE).- O governo do México afirmou nesta sexta-feira que manterá sua embaixadora na Venezuela, Eréndira Paz, apesar das "muito lamentáveis declarações" recentes do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, nas quais chamou de "covarde" seu homólogo mexicano, Enrique Peña Nieto.

"Como país latino-americano que construiu ao longo de 187 anos uma relação fraterna com a Venezuela, e apesar das muito lamentáveis declarações recentes de seu presidente, o governo do México manterá seu representante diplomático nesse país", apontou a chancelaria em um comunicado.

Maduro acusou na quinta-feira Peña Nieto de se comportar "como um empregado maltratado, abusado pelo seu chefe, Donald Trump", durante uma conversa telefônica que ambos tiveram em 27 de janeiro e cujo conteúdo foi divulgado pelo jornal "The Washington Post".

O presidente venezuelano também disse que Peña Nieto é um um "covarde", adjetivo que o chanceler mexicano, Luis Videgaray, também usou para definir Maduro por ter usado "o poder do Estado para desmantelar a democracia e atentar contra o seu próprio povo".

No diálogo de 27 de janeiro, o chefe da Casa Branca pediu a Peña Nieto para parar de dizer que não vai pagar o muro na fronteira com os Estados Unidos, mas este disse que sua posição "foi e continuará sendo muito firme" e que o México não pode custear a obra porque é uma questão de "dignidade" e "orgulho nacional".

A Secretaria de Relações Exteriores (SRE) confirmou nesta sexta-feira que Videgaray participará na próxima terça-feira em Lima de uma reunião convocada por seu homólogo peruano, Ricardo Luna, para abordar a crise da Venezuela.

Além disso, reiterou "o seu apreço pelo povo venezuelano e sua certeza de continuar fazendo todos os esforços diplomáticos possíveis para que (...) aconteça uma negociação política sincera que leve a uma reconciliação nacional e restaure a paz e a democracia".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos