Constituinte venezuelana se reunirá amanhã "para continuar fazendo história"

Caracas, 5 ago (EFE). - A Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela (ANC), formada por aliados do governo do presidente Nicolás Maduro e com poderes ilimitados, voltará a se reunir neste domingo, depois de destituir a procuradora-geral Luisa Ortega Díaz na primeira plenária realizada hoje.

"Amanhã, novamente faremos história deste poder constituinte originário para o bem da paz da nossa pátria", disse a presidente da Assembleia, Delcy Rodríguez, ao término do encontro.

Na segunda sessão, os constituintes instalarão a Comissão da Verdade, presidida também por Delcy, para investigar os fatos violentos "com fins políticos" ocorridos durante os últimos anos, conforme anunciou.

"Amanhã será instalada a Comissão da Verdade. Cada dia, cada sessão desta Constituinte, será para marcar uma nova página na história de soberania, de paz, e de independência da Venezuela", disse.

Ela adiantou que o grupo terá "amplos poderes plenipotenciários" e que as recomendações feitas "serão vinculativas para as decisões das distintas ramificações do poder público". De acordo com Delcy, os que votaram pela Constituinte "votaram esperançados da garantia de paz", e que quem integra o organismo veio "para fazer a paz na Venezuela".

No final de maio, Maduro pediu a criação da Comissão da Verdade com plenos poderes para garantir que a Justiça reparasse às vítimas da violência na onda de protestos que, à época, registrava 30 mortes. Atualmente, são mais de 100 os mortos nas manifestações.

A ideia dessa comissão surgiu depois que a então procuradora-geral, Luisa Ortega Díaz, destituída neste sábado pela própria Assembleia Constituinte, fizesse uma série de críticas pela excessiva "repressão" dos corpos de segurança e revelasse uma investigação que aponta que a morte de um estudante em um dos protestos pode ter sido causada por um militar e não por um manifestante, como sugeria o governo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos