Procurador especial pede à Casa Branca informação sobre ex-assessor de Trump

Washington, 4 ago (EFE).- O procurador especial do Departamento de Justiça dos Estados Unidos designado para investigar a suposta interferência da Rússia nas eleições americanas de 2016, Robert Mueller, pediu recentemente à Casa Branca informação sobre Michael Flynn, ex-conselheiro de Segurança Nacional do presidente Donald Trump, publicou nesta sexta-feira o jornal "The New York Times".

Esta é primeira petição de documentos à Casa Branca que se tem conhecimento desde que Mueller assumiu a investigação em maio.

Além dos documentos, os procuradores que trabalham para Mueller também questionaram "testemunhas" sobre se Flynn estava recebendo pagamentos do governo da Turquia durante os últimos meses da campanha presidencial, de acordo com a publicação nova-iorquina, que entrevistou fontes próximas da investigação.

Os procuradores de Mueller querem saber se a Turquia estava por trás de um pagamento de US$ 530 mil recebidos pela empresa de consultoria do general reformado, a Flynn Intel Group, quando este assessorava o então candidato presidencial Donald Trump.

Flynn ficou apenas 24 dias na Casa Branca quando se viu forçado a renunciar por mentir para funcionários do primeiro escalão do governo, entre eles o vice-presidente Mike Pence, sobre o conteúdo de suas conversas com o então embaixador russo em Washington, Sergei Kislyak.

Segundo o próprio Flynn admitiu depois, ele e Kislyak conversaram sobre as sanções contra o Kremlin que o ex-presidente Barack Obama impôs antes de deixar a Casa Branca, nas reuniões realizadas antes das eleições e que se prolongaram durante o período de transição.

General condecorado e ex-diretor da Agência Central de Inteligência (CIA, sigla em inglês), Flynn assessorou Trump em política externa durante a campanha e, já na Casa Branca, foi seu primeiro e efêmero conselheiro de Segurança Nacional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos